quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O serviço à francesa

Uma das novas tendências nos eventos é o serviço à francesa, ou o serviço empratado como também é chamado. Ele torna seu evento mais elegante e propõe aos seus convidados mais conforto.  Seu uso é comum em festas formais principalmente em bons restaurantes, navios, jantares de autoridades, banquetes em residências, entre outros. Esse é o principal serviço que exige algumas regras básicas de etiqueta à mesa. Alguns itens são essenciais. O sousplat por exemplo, que é um prato de maior diâmetro, serve principalmente para ornamentar o ambiente. No Píer 54 todos em todos os eventos utilizamos os sousplat, que variam de acordo com o tipo de evento. No caso do serviço à francesa utilizamos o material feito de inox.    

                                 Foto: Licoln Cipriano
  Sequência de talheres necessárias para o serviço à francesa  

Já os talheres variam conforme o que será servido. São utilizados sempre de fora para dentro, seguindo a ordem. Em alguns casos os talheres de sobremesa fica acima do sousplat. No serviço à francesa serão servidos entradas, pratos quentes, acompanhamentos e sobremesa. A entrada pode ser alguns frios nobres como salames e queijos, torradas temperadas e pães. Depois uma salada leve, de folhas verdes com amêndoas, podendo ter acompanhamento como camarão por exemplo que dá um toque elegante ao prato. As bebidas também devem seguir uma sequência, pelo menos no início. Comece com água e assim que iniciar os serviços dos pratos comece com vinhos e outras bebidas. 

 A partir daí vêm os pratos quentes. As opções mais leves como peixes podem abrir os trabalhos, geralmente com molhos também leves. O acompanhamento pode ser batata saute, ou legumes por exemplo. Na sequência vem a massa. Conchiglione, rondelli, sofioti ou até mesmo as tradicionais como penne ou espaguete com molhos diversos, opções não faltam. Para a última opção vem o prato com carne vermelha. Filé mignon ao molho de vinho barolo com risoto de queijo por exemplo é uma boa opção. Sugerimos que antes seja servido aos seus convidados um soubet de abacaxi com hortelã. É parecido com um sorvete, servido em uma pequena colher de porcelana. Seu principal papel é limpar o paladar já que tem funções adstringentes e refrescantes.

Para encerrar vem a sobremesa. Como seus convidados já provaram várias opções, sugerimos algo leve. Opções com frutas combinam bem. Crepe recheado com frutas servido com sorvete de baunilha e culi de laranja. Frutas assadas com sorvete, entre outros. Confira um de nossos serviços à francesa. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário